quinta-feira, 15 de março de 2018

Peças centenárias da história do catolicismo em Olinda são recuperadas Nichos em formato de capelas, datados a partir do século 18, serão requalificadas e reabertos até o próximo dia 20


Olinda deu mais um importante passo para a preservação dos elementos centenários que contam a história da cidade. Nesta quinta-feira (15), foi iniciado o trabalho de requalificação dos cinco nichos religiosos, distribuídos em diversos pontos da Cidade Alta. As estruturas são pequenas capelas que, no passado, abrigavam imagens católicas e serviam de pontos de parada e preces na Via Sacra. Por meio de uma força-tarefa da Secretaria de Patrimônio e Cultura de Olinda, os espaços serão restaurados, recebendo pintura, iluminação e reparos na alvenaria, sanando também problemas de infiltração que ameaçavam a preservação dessa memória.
O trabalho tem expectativa de conclusão até o próximo dia 20 de março e é executado pela equipe de zeladoria do município, com um time de 15 reeducandos do sistema prisional. Além disso, a medida é acompanhada de perto por historiadores, especialistas em patrimônio e profissionais do Arquivo Público de Olinda. O primeiro ponto fica localizado no Alto da Sé, referência para a imagem barroca de “Jesus no Monte das Oliveiras”, esculpida em madeira de cedro e datada de 1809. O segundo passo está no Largo do Amparo, na frente da Igreja do Amparo. Em seguida, o Passo dos Quatro Cantos é um dos mais conhecidos, ponto de partida para a medida.
De acordo com o secretário-executivo de Patrimônio, Fred Nóbrega, a ação promove um resgate histórico. “Esses locais sempre foram de responsabilidade de famílias tradicionais olindenses, algo que passava de pai para filho. São atrativos aos turistas e também para a apreciação de toda a população”, explicou. A aposentada Cláudia Nigro, 75 anos, guarda as lembranças da família em um deles. “Vinha com o meu avô, colocávamos flores e deixávamos tudo pronto e arrumado na Semana Santa. São espaços que precisam ser tratados com muito carinho”, afirmou.
Os passos, que contam capítulos relevantes da vida de Jesus, também podem ser encontrados na Ribeira, na Rua Bernardo Vieira de Melo, e na Rua 27 de Janeiro, próximo à Igreja de São Pedro Mártir. As imagens dos santos que compõem os nichos são de responsabilidade da Irmandade dos Homens Pretos, integrante da parceria com a prefeitura. Na próxima semana, quando será a realizada mais uma edição da Procissão dos Passos, em Olinda, todo o conjunto arquitetônico já estará de cara nova para receber os fieis.
////////////////////
Foto: Alice Mafra/Prefeitura de Olinda

Nenhum comentário:

Postar um comentário